Ser empreendedor em um pequeno negócio não é uma tarefa fácil. Sabemos que, em alguns casos, são pouquíssimos funcionários, e isso quando eles existem, pois, muitas vezes, a pessoa dona da empresa é a única responsável por todas as tarefas, desde a criação, vendas, relacionamento com clientes, marketing, contabilidade… São muitas funções ao mesmo tempo, e muitas tarefas que precisam ser desempenhadas.
Diante disso, nada mais justo do que tirar proveito de ferramentas que podem facilitar bastante o dia a dia e as tarefas, não é mesmo? Felizmente, podemos encontrá-los online, assim como podemos encontrar ofertas portuguesas semelhantes ao Bonus de boas-vindas Brasil. Veja, a seguir, alguns dos melhores apps para pequenos negócios!
Google Agenda
Pode parecer óbvio, não é? Mas muita gente se enrola justamente na hora de organizar os eventos, reuniões e tarefas do dia a dia. Por isso, ter uma agenda online é essencial para qualquer pessoa, seja ela dona ou funcionária do negócio.
Com o Google Agenda, você consegue marcar compromissos, lembretes, tarefas recorrentes ou pontuais e muito mais. Ainda dá para conectar sua agenda com a de outras pessoas para encontrar horários em comum para reuniões, formalizar compromissos e outras coisas. Além disso, a agenda do Google é super intuitiva, você consegue usar cores diferentes para cada evento e o melhor: é uma ferramenta gratuita!
Mailchimp
Mesmo sendo um pequeno negócio, é muito importante, como já mencionamos e outros conteúdos, investir em estratégias de marketing digital para fazer a sua marca crescer. Por isso, o e-mail marketing não pode ficar de fora!
Essa é uma estratégia muito poderosa para criar relacionamento, divulgar novidades e produtos, ofertas e muito mais para seu público. O Mailchimp é um aplicativo que, apesar de ter a sua versão paga, também tem sua versão gratuita, que atende muito bem pequenos empreendedores.
Com ele, você pode criar sua audiência de e-mails, disparar e-mails marketing, criar landing pages e ainda conferir relatórios excelentes sobre o desempenho das suas campanhas e comportamento dos leitores.
Trello
O Trello é outra ferramenta que pode ajudar muito na rotina dos pequenos empreendedores! Ele é um aplicativo para gestão, seja de projetos ou tarefas, por isso tem funcionalidades como painel de fluxo de trabalho, edição e divisão de tarefas entre equipes, criação de checklists, monitoramento de tarefas e muito mais.
Além disso, também é uma ferramenta bastante visual, como um painel digital, o que facilita bastante o uso no dia a dia. O Trello possui uma versão gratuita, e versões pagas, a partir de $6 ao mês.
Google Drive
Quem nunca sofreu quando a internet desligou bem na hora em que estava atualizando uma planilha ou editando um documento importante? Ou por ter esquecido um documento no notebook que ficou em casa?
Com as ferramentas de gestão em nuvem, você não corre riscos de perder a atualização de documentos ou ficar sem acesso a um material importante por não estar perto do dispositivo em que ele está armazenado. O Google Drive é um desses recursos. Com ele, você consegue criar e editar documentos, planilhas e muito mais, mantendo tudo na sua conta da Google, em nuvem.
Então se você criou um documento no seu computador de casa, e no dia seguinte for à empresa e usar o computador de lá, você poderá acessar perfeitamente seus documentos através da sua conta. Ele ainda permite compartilhar arquivos entre equipes, com edições em tempo real, e fornece opção de chat para facilitar o trabalho. O Google Drive também tem sua versão gratuita e versões pagas.
Você usa alguma(s) dessas ferramentas? Qual delas é sua favorita e qual você adicionaria à nossa lista? Compartilhe comigo!