Algumas vezes, quando ouvimos falar sobre marketing digital sem ter alguma experiência nessa área, a primeira coisa que pode passar por nossa cabeça é “ah, mas quem faz marketing digital são as grandes empresas”, ou “é preciso muito recurso financeiro para investir em marketing digital, isso não é para o meu negócio ou pra mim”.
Você já pensou, ou conhece alguém que pensa assim? É bem possível que sua resposta seja positiva, pois mesmo nos dias de hoje, há quem ainda não acredita que o marketing digital é necessário para qualquer tipo de negócio, independentemente da idade ou tamanho. O importante é saber tomar as decisões corretas com os recursos disponíveis dentro da sua limitação.
No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a importância do marketing digital para pequenos negócios. Confira!
Identificar o perfil dos clientes e atrair novos
As ferramentas de marketing digital, desde as mais básicas, como as redes sociais, são excelentes canais para oferecer dados que ajudam a entender e desenhar o perfil do seu público-alvo. Um simples report de insights do Instagram, por exemplo, te oferece informações sobre o perfil das pessoas que estão visitando e se engajando com a sua página, como gênero, idade, localização, se essas pessoas já te seguem ou não, e muito mais.
Isso ajuda muito na hora de entender para quem o seu negócio é relevante. E direcionar os seus esforços para um público que se interessa pelo seu serviço ou produto é essencial para economizar na hora de atrair novos clientes. E quando falamos de pequenos negócios, sabemos o quanto economizar recursos é importante, não é?
Gerar conhecimento de marca
Imagine criar um negócio, e ficar parado aguardando que as pessoas cheguem até a sua loja, ou descubram o seu negócio por elas mesmas? Seria ótimo se isso acontecesse, mas sabemos que a realidade não é bem assim.
Precisamos criar ações para que nossa marca se torne conhecida, para que as pessoas pensem nela quando precisarem daquele tipo de serviço ou produto, e assim possam se tornar clientes e depois indicar para familiares e amigos. E para que isso aconteça, é essencial usar o marketing digital e suas estratégias, como o marketing de conteúdo, redes sociais, SEO e muitas outras.
Trabalhar marketing com baixo investimento
Como mencionamos no início do post, mesmo as ferramentas mais simples e gratuitas (aprofundaremos mais sobre isso em conteúdos futuros!), são excelentes opções para ajudar a trabalhar o marketing digital gastando pouco ou quase nada.
As redes sociais, especialmente Instagram e TikTok, que têm sido as mais usadas atualmente são ótimos meios de comunicação com o seu público-alvo (veja mais sobre elas no próximo tópico).
Existem muitas ferramentas gratuitas de marketing digital que te ajudam a identificar o que as pessoas mais buscam quando pensam no seu produto ou serviço. A própria pesquisa no Google é uma delas! Experimente digitar o tipo de produto ou serviço que oferece no Google, e você verá uma lista de sugestões com os termos mais buscados.
Você pode fazer esse exercício mesmo se você ainda não tem, ou não pensa em ter um negócio. Vale a pena para entender o poder que essas ferramentas oferecem para a criação de estratégias de marketing.
Criar relacionamento com sua audiência
Qualquer negócio que não esteja presente nas redes sociais já está um passo atrás em relação à concorrência. Isso porque a maioria das pessoas usa diariamente alguma rede social para se atualizar, conversar, pesquisar serviços e produtos.
O poder das redes sociais é incrível, e quando falamos de pequenos negócios, ele é ainda maior. Isso porque você pode usar isso não só para se comunicar e compartilhar informações sobre seus produtos ou serviços, mas também para gerar e fortalecer seu relacionamento com sua audiência. O mesmo vale para os blogs.
Mostre seu processo de produção, compartilhe momentos do dia a dia do negócio, apareça para que as pessoas vejam quem está por trás daquela marca. Pessoas compram de pessoas! Por isso, quanto mais você conseguir fortalecer esse relacionamento, mais terá clientes fiéis e interessados na sua marca.
O marketing digital é uma realidade importante há muito tempo! Por isso, é preciso investir nele e saber usar o que está disponível por aí para te ajudar a crescer. Para os pequenos negócios, então, ele é ainda mais poderoso!
Sabemos que é desafiador, sim, pois especialmente nas pequenas marcas, muitas vezes o dono ou dona do negócio faz tudo, desde a contabilidade, produção, marketing e muito mais. Mas com toda certeza, o resultado vale muito a pena!
E você, já trabalhou com marketing digital para pequenos negócios? Compartilhe sua experiência!