Será que dá para pensar em um negócio sem marketing? Essa pergunta é curiosa, afinal, podemos refletir “mas e antes de o marketing existir, como eram as coisas? Como as empresas vendiam?”.
De fato, esse é um ponto relevante, afinal em algum momento da sociedade, não se falava em marketing, e muito menos em marketing digital. Mas e então?
Continue lendo e venha discutir esse assunto conosco!
O marketing sempre existiu
Podemos até achar que o marketing foi criado nas últimas décadas, mas a verdade é que ele sempre existiu, ainda que não fosse feito da maneira que é hoje, ou não tivesse esse nome.
Mesmo no mundo antigo, antes do surgimento do dinheiro como conhecemos hoje, se você quisesse realizar escambo, ou seja, trocar uma mercadoria por outra, você precisaria convencer a outra parte de que o negócio valia a pena. Isso porque todas as relações comerciais se baseiam em ter alguma vantagem sobre algo.
Até mesmo quando você era criança, e queria, por exemplo, trocar um brinquedo por outro com seu coleguinha. Você precisava convencê-lo de que aquela troca era vantajosa para ele, e que ele sairia ganhando, não é?
Esse é o princípio das relações comerciais e, por isso, mesmo que implicitamente, o marketing está em toda parte.
Investir em marketing é outra história
Agora que você já sabe que o marketing sempre esteve presente na sociedade, vamos ao ponto-chave do nosso post: um negócio pode sobreviver sem investir em marketing?
Bom, pode até ser que um negócio sobreviva sem investir em marketing. No entanto, certamente ele será superado pelos concorrentes rapidamente, não vai atrair novos clientes e muito menos conseguirá crescer. Isso porque o marketing é o combustível das marcas.
Podemos comparar o investimento em marketing à iniciativa de plantar e cuidar de uma planta. Se você plantar uma muda de fruta, e regar todos os dias, dando o “combustível” que ela precisa para crescer forte e saudável, ela aos poucos vai crescer e te dar frutos. Esses frutos podem ser vendidos para pagar a água usada para regar a planta e, quem sabe, até comprar outras mudas e fertilizantes.
Já se você não regar nunca, você precisará contar com a sorte de a chuva aparecer para fazer sua planta crescer. Se chover uma vez ou outra, ela vai sobreviver durante algum tempo, mesmo com dificuldade. Mas se a chuva for escassa, ela terá grandes chances de não sobreviver.
Conseguiu entender a diferença? O marketing aqui é como o combustível. Se você investir em marketing, terá resultados que vão pagar os seus investimentos e, caso tudo funcione bem, ainda te darão lucro para investir mais. Se você não investir, precisará contar com a sorte e ter a consciência de que seu negócio pode morrer a qualquer momento.
Agora: você também acha que o marketing é importante para qualquer marca? Deixe seu comentário!